[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]
Você é uma daquelas pessoas que amam o frio? Ou é daquelas que não veem a hora de o calor voltar?
Independentemente da sua preferência, o fato é que todo mundo precisa adotar alguns cuidados com a pele no inverno.
Com as baixas temperaturas e a redução da umidade do ar, o tecido cutâneo fica sujeito ao ressecamento, o que deixa a pele mais áspera, sensível e propensa a lesões.
1. Utilize um hidratante facial para o seu tipo de pele
O rosto é uma das regiões mais expostas ao vento frio, por isso ele precisa de cuidados especiais.
Embora o hidratante facial seja fundamental para quem tem a pele seca, pessoas com a pele oleosa também devem utilizá-lo para prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção do tecido cutâneo.
O hidratante para pele seca pode ser à base de uréia, aloe vera e óleo de amêndoas, enquanto a pele normal pode se dar melhor com ativos como vitamina A e E.
Já para as peles mista e oleosa, deve-se escolher um hidratante oil-free com textura em gel.
2. Proteja os lábios contra o frio
A pele que recobre os lábios é muito fina e delicada, ficando ainda mais sujeita às rachaduras provocadas pelo ressecamento. Por isso, recomenda-se utilizar um hidratante labial várias vezes ao dia, protegendo-os contra o frio, o vento e a baixa umidade do ar.
Lembre-se de que umedecer os lábios com saliva pode até proporcionar alívio temporário, mas esse hábito tende a ressecá-los ainda mais. Além disso, evite puxar as “pelezinhas” que se soltam com os dentes, pois isso pode causar sangramentos.
3. Hidrate e esfolie as extremidades com produtos específicos
Mãos, cotovelos e joelhos são regiões do corpo que têm poucas glândulas sebáceas, o que faz com que elas produzam uma quantidade menor de óleo e fiquem mais vulneráveis aos prejuízos causados pelo frio.
Portanto, os cuidados com a pele no inverno também incluem o uso de um hidratante corporal para evitar a perda de água e uma esfoliação suave quinzenal ou conforme as necessidades para remover as células mortas.
4. Aplique o protetor solar todos os dias
A radiação UVB, que é a maior causadora das queimaduras, é mais intensa no verão. Entretanto, os raios UVA, que aceleram o envelhecimento e aumentam ainda mais o risco de câncer de pele, têm a mesma intensidade o ano todo.
Por isso, o protetor solar deve ser utilizado diariamente mesmo no inverno, inclusive em dias nublados, pois a radiação atravessa as nuvens. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele e com FPS 30 ou superior.
5. Busque orientação com o dermatologista
Caso você já tenha a pele bastante sensível ou ela esteja muito ressecada, avermelhada ou apresentando alguma lesão, é fundamental conversar com o dermatologista para obter o diagnóstico correto e descobrir a melhor forma de tratamento.
Além disso, esse médico vai orientar você sobre os produtos mais adequados para o seu tipo de pele, levando em consideração características como nível de oleosidade, tendência ao ressecamento e grau de sensibilidade.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]