Dermatologia Clínica 2018-02-14T15:51:25+00:00
ESPECIALIDADES  DERMATOLOGIA CLÍNICA
A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano. Os cuidados com ela, além de cabelos, pelos e unhas são fundamentais para garantir seu bem-estar e uma vida saudável. Pela Dermatologia Clínica é realizado o diagnóstico, a prevenção ou o tratamento de doenças e problemas que atingem a pele e seus anexos.
ACNE
A acne se forma quando os folículos pilosos são obstruídos por sebo e células mortas, tornando-se susceptíveis a inflamação causada por bactérias. As áreas mais afetadas pela acne são rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores as chances de controle e menor o risco de formação de cicatrizes, prejudiciais à pele e à autoestima. Jamais siga receitas caseiras. A manipulação inadequada de espinhas deixa sequelas como manchas e marcas. Há casos em que é preciso recorrer a procedimentos como laser e peeling. Somente um detalhado exame dermatológico pode atestar o grau da acne e indicar o melhor tratamento.
ALERGIAS DA PELE
Perfumes, cremes, esmaltes, medicamentos, produtos de limpeza, tintas, detergentes, metais presentes em bijuterias, plantas, alguns tipos de tecido e diversos outros produtos podem provocar reações alérgicas. A resposta da pele a esses agentes se apresenta na forma de rash cutâneo (manchas ou placas avermelhadas) e coceira intensa. O tratamento varia de acordo com a gravidade e extensão da alergia e, de modo algum, o paciente deve tentar uma solução caseira, sob risco de agravar o quadro.
CABELOS

A queda de cabelos (alopecia) é uma das causas mais comuns de consulta ao dermatologista. Somente um médico especialista pode fazer o diagnóstico correto e determinar o tratamento mais eficaz. A Sani Corpus tem protocolos exclusivos para os diversos tipos de perda capilar como calvície (alopecia androgenética), eflúvio telógeno (quando a queda ocorre por causas como anemia, distúrbio nutricional, stress, doenças inflamatórias crônicas, período pós-parto, entre outras) e alopecia areata (em que a perda capilar se dá em áreas delimitadas). Na Sani Corpus, o exame dermatológico do couro cabeludo conta com uma poderosa ferramenta tecnológica, o mapeamento digital por tricoscopia. Saiba mais clicando aqui.

FOLICULITE

A foliculite ocorre quando há inflamação da estrutura onde a formação e o crescimento do pelo (folículo) acontecem. Entre as causas estão infecção por bactérias como o estafilococos, vírus e fungos. A doença pode se manifestar de modo superficial, quando atinge somente a parte superior do folículo e provoca vermelhidão ou coceira, ou profundo, caso em que pode haver lesões dolorosas e formação de pus.

CÂNCER DE PELE

O câncer de pele é o tipo de câncer que mais atinge a população brasileira, por diversos motivos, entre eles a frequente exposição ao Sol. Ele se divide em três tipos: o Carcinoma Basocelular, o Carcinoma Espinocelular e o Melanona. Este último, o tipo com maior índice de mortalidade, tem 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. Sua aparência pode ser confundida com a de uma pinta comum de coloração escura. Somente um médico pode avaliar se a mancha de aparência inofensiva é um melanoma.

HERPES

Doença de incidência mundial, a herpes é causada por oito tipos de vírus da mesma família (Herpesviridiae). A transmissão se dá por contato pessoal e os vírus mais comuns são o Herpes simples tipo 1 (manifestado nos lábios e ao redor da boca), o Herpes simples tipo 2 (que atinge geralmente a área genital, nádegas e virilha) e o Herpes varicela-zóster (a infecção inicial provoca a catapora e pode ser manifestar novamente na idade adulta em pessoas com baixa imunidade).

HIPERIDROSE

A hiperidrose é a sudorese excessiva, registrada mesmo em momentos em que o corpo não está em atividade ou submetido a situações de stress. Manifesta-se tanto de forma generalizada como localizada (axilas, palma das mãos e planta dos pés). A disfunção pode ser causada por fatores emocionais, hereditários ou doenças. Dois são os tipos de hiperidrose: primária focal e secundária generalizada. A primária costuma se manifestar na infância ou juventude. A secundária começa na fase adulta e o excesso de transpiração pode ocorrer mesmo durante o sono. Entre os tratamentos está a aplicação de toxina botulínica para bloquear a transmissão nervosa das glândulas que estimulam as glândulas sudoríparas.

MANCHAS

Algumas manchas surgem pela exposição solar, associada ou não à hereditariedade, envelhecimento e influência hormonal. O ponto de partida para que o tratamento tenha efeito é a proteção contra os raios solares. Aplicar um filtro solar físico e químico potente, com FPS mínimo de 30, nas regiões expostas do corpo é a medida essencial. Em especial, procure filtros que tenham proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). Os tratamentos para as manchas dependem de indicação médica e incluem fotoproteção, a utilização de produtos tópicos (agentes clareadores), peelings químicos, luz intensa pulsada, laser de Ruby e laser de Nd:YAG. Os tipos de manchas tratadas na Clínica Sani Corpus são as efélides (sardas), a melanose solar (ou senil) e o melasma.

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e solicite o agendamento da sua consulta de forma
rápida e prática! Basta completar as lacunas com seus dados e aguardar a confirmação.