Especialidades

tricologia

Tricologia

Tricologia é o estudo das doenças dos cabelos e do couro cabeludo. A queda de cabelos (alopecia) é uma das causas mais comuns de consulta ao médico dermatologista. Existem tipos diferentes de queda de cabelos: calvície (alopecia androgenética), por causas externas, chamada eflúveo telógeno (pós-parto, anemia, distúrbio nutricional, emagrecimento, stress, doenças inflamatórias crônicas, entre outras). Pode ser também localizada, como no caso da alopecia areata e da micose no couro cabeludo. O uso excessivo de produtos químicos ou cosméticos inadequados pode provocar quebras nos fios dos cabelos e, consequentemente, queda. Cada tipo de alopecia tem sua causa e tratamento próprios. Desta forma, é importante realizar uma correta avaliação com o médico dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
Para um tratamento adequado, o correto diagnóstico da queda de cabelos é essencial. Muitas vezes, o exame clínico é suficiente, mas, em alguns casos, o médico dermatologista pode solicitar outros exames para auxiliar o diagnóstico.
Tricograma é um exame específico que avalia as raízes dos cabelos. Pode ser realizado manualmente ou através de um aparelho digital. A biópsia do couro cabeludo também pode ser usada, quando necessário.
Quando há suspeita de micose, a pesquisa de fungos pode confirmar o diagnóstico. A documentação fotográfica também faz parte do acompanhamento da evolução da doença. Aparelhos de laser, luz e microagulhamento podem auxiliar no tratamento.
Enfim, cabelos bonitos e saudáveis exigem cuidados especiais. Se você apresenta queda de cabelos ou outros problemas no couro cabeludo, procure o seu médico dermatologista para ajudá-lo.