Você sabia que o funcionamento do seu intestino impacta em todos os aspectos da sua saúde, incluindo na qualidade da pele? Quando a flora intestinal está em desequilíbrio, acaba sendo povoada por bactérias ruins, isso deixa o organismo suscetível a doenças. Para ajudar esse equilíbrio e trazer mais benefícios para o organismo, existem os probióticos. A seguir, vamos explicar como eles auxiliam na saúde da pele.
Os probióticos são definidos como microrganismo vivos que, quando ingeridos, equilibram a microbiota intestinal, controlando desarranjos intestinais e melhorando a capacidade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos. A ciência está apenas começando a entender o papel dos probióticos na saúde da pele, porém, acredita-se que o efeito benéfico está na capacidade de reduzir a inflamação sistêmica, o estresse oxidativo, exercer controle glicêmico e controle do conteúdo lipídico tecidual. O resultado disso é a melhora da acne, celulite, rosácea, dermatite atópica e psoríase.
Os microrganismos também podem ser eficientes para tratar a dermatite seborreica, a popular caspa. Os probióticos agem no controle da proliferação de fungos, uma das principais causas do problema.
Portanto, para ter um intestino e uma microbiota saudáveis, é preciso levar em conta uma série de fatores. Mas a primeira medida é procurar o seu médico e o seu nutricionista. Eles vão saber indicar qual a melhor estratégia de regular os níveis na região para recuperação da saúde das células intestinais.
Agende uma consulta na Sani Corpus clicando aqui.
Algumas dessas maneiras, além da ingestão de probióticos, é a inclusão da suplementação com prebióticos – fibras alimentares digeridas pelas bactérias intestinais – e a remoção de gatilhos, como o uso excessivo de medicamentos (principalmente antibióticos), estresse, sedentarismo e hábitos alimentares ruins, entre outros.