Blog Sanicorpus

7 perguntas sobre cuidados com a pele masculina

Você sabia que, por possuírem mais testosterona no organismo, mais glândulas sebáceas no rosto e poros mais dilatados do que as mulheres, os homens produzem, em média, duas vezes mais sebo do que o sexo feminino e, consequentemente, sofrem mais com a acne? E sabia também que fazer a barba do jeito errado pode causar foliculite? Por esses motivos, os cuidados com a pele masculina possuem algumas peculiaridades.

E quando há particularidades na hora de fazer a manutenção da saúde dessa pele, é comum surgirem dúvidas. Abaixo, respondemos as 7 perguntas mais frequentes sobre o tema:

1. Como devem ser os cuidados básicos com a pele masculina?

Algumas práticas ajudam tanto na melhora do aspecto externo como internamente. Siga essas recomendações:

  • Lave o rosto diariamente;
  • Prefira banhos com água fria para não estimular a produção da oleosidade;
  • Escolha produtos de limpeza específicos para a pele masculina e dê preferência aos sabonetes faciais antiacne;
  • Esfolie a pele regularmente. A esfoliação ajuda a eliminar o excesso da sujeira e retira as células mortas.

2. Por que fazer limpeza de pele profunda?

Além de acabar com as impurezas, a limpeza de pele feita por profissionais especializados tem como objetivo revitalizar a região, clarear manchas superficiais e preparar a pele para outros procedimentos – diminuindo a oleosidade e melhorando o nível de hidratação.

3. Como funciona a limpeza de pele com profissionais especializados?

As sessões duram, em média, uma hora e existem alguns processos principais no tratamento:

  • Higienização, esfoliação e tonificação: aqui é feita a remoção do excesso dos resíduos de sujeira e poluição, a promoção da renovação celular e a melhora no pH da pele.
  • Extração dos comedões: o procedimento utiliza emolientes para dilatar os poros e faz manualmente a extração dos comedões, popularmente conhecidos como cravos.
  • Aplicação da Alta Frequência: O aparelho de correntes elétricas de baixa intensidade é aplicado na região e tem efeito bactericida, o que ajuda no fechamento dos poros e na cicatrização.
  • Máscara calmante e finalização com protetor solar: para acalmar a região, uma máscara escolhida de acordo com a pele do cliente é aplicada e, assim que retirada, o processo é finalizado. É importante não esquecer de finalizar a sessão com protetor solar, já que a pele estará mais sensível aos raios solares.

4. E quando o rosto já possui manchas e cicatrizes de acne? O que fazer?

O ideal é fazer uma avaliação dermatológica para que possa ser identificado qual é o melhor tratamento para os danos causados na pele. Tratamentos com peeling (químico, de cristal ou de diamante, por exemplo), microagulhamento ou laser fracionado são alguns dos possíveis procedimentos recomendados para promover a renovação celular e deixar a pele limpa novamente. Em clínicas especializadas, é possível ter a melhor avaliação para o seu caso com o médico dermatologista e já ser encaminhado para o tratamento com os profissionais de estética. Mais prático e seguro!

5. O protetor solar pode deixar a pele mais oleosa?

Sim. Na verdade, há protetores solares para todos os tipos de pele. No caso da pele oleosa, opte por filtros solares que tenham composição “oil free”.

6. Por que é preciso ficar atento às manchas na pele?

Por estarmos no Brasil, país de clima quente, onde o sol e as temperaturas altas estão presentes praticamente o ano inteiro, é importante estarmos alerta a qualquer sinal anormal na pele. A exposição solar sem proteção adequada pode causar manchas na pele, devido à incidência dos raios UV. Elas podem ser meramente estéticas, mas também podem representar o risco do Câncer de Pele. Nesse último caso, fazer o mapeamento digital da pele pode identificar precocemente células cancerígenas e ajudar na prevenção do problema.

7. Como proteger a pele masculina da foliculite?

Quando o assunto é “cuidados com a barba”, impossível não falar da foliculite! A inflamação no folículo piloso (local onde nascem os pelos) acontece quando a região é escoriada ou quando está muito quente e abafada. No caso da barba, o uso de lâminas pode comprometer a integridade dos folículos e a foliculite pode se tornar uma infecção se não for tratada. Uma das maneiras de evitá-la é investir na depilação a laser. O procedimento é muito eficaz porque o laser extingue grande parte ou totalmente os pelos dos locais, evitando que eles se inflamem.

Cabe lembrar que essas são apenas algumas dicas para o cuidado com a pele masculina, mas cada rosto possui suas características. A melhor maneira de saber o que é mais interessante para a sua pele é procurando um dermatologista e realizando os procedimentos indicados com profissionais especializados.